História
EADInformações
- Tipo de Formação: Licenciatura
- Duração: 8 Semestres
-
Mensalidade:
R$ 354,20 -
Mensalidade:
R$ 354,20 -
Mensalidade:
R$ 354,20 -
Mensalidade:
R$ 354,20 -
Mensalidade:
R$ 354,20 -
Mensalidade:
R$ 354,20
R$ 318,78 *
R$ 247,94 *
R$ 318,78 *
R$ 283,36 *
R$ 283,36 *
R$ 283,36 *
R$ 318,78 *
R$ 283,36 *
* Valor com desconto de antecipação para pagamento até o dia 18
*Valor referente a 2024.2
Falha ao enviar seus dados. Tente novamente.
O Curso
Graduação em História: explorando o passado para construir o futuro
Estudar o passado para compreender o presente e moldar o futuro: essa é a premissa que encanta e atrai muitos estudantes para a graduação em história. Esse curso apaixonante é uma verdadeira oportunidade de desvendar o comportamento e conquistas da humanidade através do tempo.
Isso acontece, pois, ao estudar história, os alunos não apenas ganham uma visão profunda das eras passadas, mas também adquirem competências valiosas para diversas profissões e contextos!
E justamente por isso, vamos agora entender melhor como a graduação em história acaba contribuindo para uma compreensão mais rica e contextualizada do mundo atual!
O curso de História
A graduação em história com certeza é uma jornada educacional que faz um mergulho profundo no passado, como forma de entender melhor o presente e se preparar para o futuro.
Dessa forma, durante a graduação, os estudantes exploram uma vasta gama de períodos históricos, desde as civilizações antigas até os eventos mais contemporâneos. Tudo isso é feito utilizando diversas metodologias e abordagens para analisar e interpretar o passado.
Por esse motivo, a formação inclui disciplinas fundamentais que englobam técnicas e ferramentas para a pesquisa histórica e história geral, que abrange os principais eventos e processos históricos globais.
Além disso, é claro que também são abordados tópicos específicos como história do Brasil, e disciplinas específicas que ajudam os estudantes a desenvolverem habilidades essenciais em análise crítica, pesquisa e interpretação de fontes históricas! A graduação em história também pode incluir estágios em museus, arquivos e instituições de pesquisa, proporcionando uma experiência prática valiosa.
Além das competências acadêmicas, o curso também prepara os alunos para diversas áreas profissionais, como ensino, pesquisa, preservação do patrimônio e curadoria de museus.
Dessa forma, os graduados na graduação em história saem do curso capacitados a aplicar seu conhecimento histórico em contextos variados e a contribuir para a compreensão e valorização da história em diferentes esferas da sociedade.
Oportunidades de atuação
Graduados em história podem atuar como professores em escolas de ensino fundamental e médio, bem como em instituições de ensino superior. Embora essa seja uma área muito comum e procurada, não é a única onde historiadores podem obter sucesso e construir uma carreira sólida.
Por exemplo, o campo da pesquisa acadêmica é uma opção muito interessante para aqueles que desejam aprofundar o estudo de períodos históricos específicos, teorias historiográficas ou metodologias de pesquisa. Dessa forma, os historiadores podem trabalhar em universidades, centros de pesquisa ou institutos dedicados à investigação histórica.
Além disso, existe a possibilidade de trabalhar em museus, arquivos e centros de documentação, atuando na curadoria de exposições, na preservação de documentos históricos e na organização de acervos. Neste trabalho em específico, os historiadores desempenham um papel crucial na preservação e na divulgação do patrimônio cultural.
Historiadores também podem oferecer consultoria e assessoria para empresas, organizações e governos, ajudando a interpretar o contexto histórico de eventos, políticas e decisões. Isso pode incluir a elaboração de relatórios históricos e a análise de impacto de decisões baseadas em precedentes históricos.
Para completar, quem concluiu a graduação em história pode atuar em organizações governamentais e não governamentais que lidam com questões de preservação cultural, educação e desenvolvimento comunitário. Com isso, podem acabar contribuindo com seu conhecimento para a formulação de políticas e programas.
A verdade é que existem muitas oportunidades de atuação que demonstram a versatilidade da graduação em história! Com isso, é possível destacar como o conhecimento sobre o passado pode ser aplicado em diversos contextos profissionais, enriquecendo a compreensão do mundo.
Coordenador do Curso
Mônica Teixeira
Doutora em Educação com ênfase em Estudos da Infância; Mestre em Educação com ênfase em Educação a Distância; Especialização em Educação 5.0 e Pedagoga. Coordenadora e professora dos cursos de Licenciaturas em: Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia do Centro Universitário de Valença (UNIFAA). Diretora Acadêmica da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ/Três Rios). Coordenadora e professora do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ/Três Rios). Coordenadora do curso de Especialização em Psicopedagogia e do curso de Especialização Planejamento Estratégico Educacional do UNIFAA. Avaliadora Institucional Ad-Hoc do INEP/MEC. Coordenadora de projetos de extensão do UNIFAA. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica CAPES/UNIFAA.
- Melhor Centro Universitário do Estado do Rio de Janeiro
- Mais de 50 anos de Tradição
Atuar em todas as dimensões da área, o que supõe pleno domínio do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. O profissional estará apto a trabalhar no magistério em todos os graus, bem como com assessoria a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.
- Nota MEC reconhecimento de curso 4
- Projetos interdisciplinares e transversais;
- Certificações intermediárias;
- Estudantes selecionados para participar da Colônia de Férias do Exército – EsFEX no Rio de Janeiro em Janeiro. Aprendizado na prática;
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DOM ANDRÉ ARCOVERDE
UNIFAA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VALENÇA
Rua Sargento Vitor Hugo - Valença/RJ - 27600-000 Tel: (24) 2453-0700
Relatório de Grade
Grade:3409 Curso: HISTÓRIA
Matriz Curricular: HISTÓRIA EAD 3409 Habilitação: Licenciado
Carga Horária Código Disciplina Teórica Prática Extensão Total Tipo Modalidade | |||||||
1º PERÍODO | |||||||
24219 | ONBOARDING | 20 | - | - | 20 | Normal | EaD |
25626 | HISTÓRIA MAKER | 160 | - | - | 160 | Normal | EaD |
25627 | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 | 20 | - | 80 | Normal | EaD |
25628 | CONTATOS | 80 | - | - | 80 | Normal | EaD |
Total de carga horária | 320 | 20 | - | 340 | |||
2º PERÍODO | |||||||
25629 | ORIGENS DA EURÁSIA | 160 | - | - | 160 | Normal | EaD |
25630 | PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO | 80 | - | - | 80 | Normal | EaD |
25631 | + SKILLS I | 40 | - | - | 40 | Normal | EaD |
Total de carga horária | 280 | - | - | 280 | |||
3º PERÍODO | |||||||
25632 | DIDÁTICA CONTEMPORÂNEA E CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR | 100 | 60 | - | 160 | Normal | EaD |
25634 | REAL CHALLENGES: TEMAS CONTEMPORÂNEOS E TRANSVERSAIS | - | - | 100 | 100 | Normal | EaD |
25635 | AFRICANIDADES: ANCESTRALIDADES E LEGADO NA HISTÓRIA DO OCIDENTE | 80 | - | - | 80 | Normal | EaD |
Total de carga horária | 180 | 60 | 100 | 340 | |||
4º PERÍODO | |||||||
25633 ERA DAS ARMADURAS E O MUNDO DO MEDIEVO | 80 | - | - | 80 | Normal | EaD | |
25636 | OS FUNDAMENTOS DA MODERNIDADE | 160 | - | - | 160 | Normal | EaD |
25637 | REAL CHALLENGES: EDUCAÇÃO AFROCÊNTRICA | - | - | 100 | 100 | Normal | EaD |
25638 | + SKILLS II | 40 | - | - | 40 | Normal | EaD |
Total de carga horária | 280 | - | 100 | 380 | |||
5º PERÍODO | |||||||
25639 A AMÉRICA COMO PROJETO DE CIVILIZAÇÃO | 80 | - | - | 80 | Normal | EaD | |
25640 | GUERRA, PAZ E UNIVERSO NA CONTEMPORANEIDADE | 160 | - | - | 160 | Normal | EaD |
25641 | REAL CHALLENGES: DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM | - | - | 100 | 100 | Normal | EaD |
25642 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I LIC | - | 100 | - | 100 | Normal | EaD |
Total de carga horária | 240 | 100 | 100 | 440 | |||
6º PERÍODO | |||||||
25643 COMPETÊNCIAS EM GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO | 80 | 80 | - | 160 | Normal | EaD | |
25644 | REAL CHALLENGES: INCLUSÃO, LIBRAS E TECNOLOGIA ASSISTIVA. | - | - | 100 | 100 | Normal | EaD |
25645 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II LIC | - | 100 | - | 100 | Normal | EaD |
Total de carga horária | 80 | 180 | 100 | 360 | |||
7º PERÍODO | |||||||
25646 BRASIL: TERRITÓRIO PORTUGUÊS | 160 | - | - | 160 | Normal | EaD | |
25647 | BRASIL: INDEPENDÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO (1818-1929) | 80 | - | - | 80 | Normal | EaD |
25648 | REAL CHALLENGES: PESQUISA, PATRIMÔNIO E A CULTURA HISTÓRICA | - | - | 100 | 100 | Normal | EaD |
25649 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III LIC | - | 100 | - | 100 | Normal | EaD |
Total de carga horária | 240 | 100 | 100 | 440 | |||
8º PERIODO | |||||||
25650 BASES GERAIS DE HISTÓRIA ECONÔMICA E POLÍTICA | 80 | - | - | 80 | Normal | EaD | |
25651 | BRASIL: A CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO (1930 -ATUALIDADE) | 160 | - | - | 160 | Normal | EaD |
25652 | REAL CHALLENGES: ESPIRITUALS, O SAGRADO E AS CULTURAS RELIGIOSAS NA HISTÓRIA OCIDENTAL | - | - | 100 | 100 | Normal | EaD |
O curso de História do UNIFAA tem como objetivo formar administradores que possam atuar de forma inovadora e crítica nas organizações, levando em consideração o compromisso ético com relação aos aspectos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais, em consonância com as diretrizes do UNIFAA.
Por que estudar História no UNIFAA?
O método de ensino/aprendizagem do UNIFAA está baseado nos princípios: educação transformadora, learning by doing e práticas inovadoras. Neste ambiente inovador, o aluno torna-se protagonista do seu processo de aprendizagem, resolvendo em sala de aula problemas reais do mundo corporativo, o que lhe possibilita desenvolver competências profissionais para a inserção no competitivo mercado de trabalho.
Ainda tem dúvida se este é o curso ideal pra você?
Preparamos um material completo pra te ajudar
Baixe o e-book exclusivo e saiba tudo sobre o curso História
Cursos Relacionados
Pedagogia
O curso de Pedagogia do UNIFAA tem como objetivo formar professores capazes de entender e contribuir, efetivamente, para a melhoria das condições em que se desenvolve a ação pedagógica, comprometidos com um projeto de transformação social para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Superior e na Educação Profissional, bem como na gestão escolar, na pesquisa e extensão educacional e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Serviço Social
O curso de Serviço Social EAD do UNIFAA prepara o profissional para atuar de diversas maneiras para a coletividade e integração de indivíduos na sociedade, implementando propostas de intervenção para o enfrentamento de questões sociais.
Letras
A graduação em letras é uma preparação aprofundada na linguagem e na literatura, ideal para aqueles que desejam obter uma compreensão abrangente e enriquecedora sobre as palavras – afinal, são elas que moldam nossa comunicação e nossa cultura –.
Pedagogia - 2º Licenciatura
O curso de Pedagogia 2ª Licenciatura EAD do UNIFAA é formulado para profissionais já graduados em algum curso de Licenciatura. Ele prepara o profissional para atuar como professor na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Curso Normal de nível médio e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar.
Pedagogia - Para não Licenciado
O curso de Pedagogia para Não Licenciados EAD do UNIFAA é voltado a profissionais que possuem título de bacharel e desejam ser licenciados.
Psicopedagogia
A graduação em psicopedagogia é uma jornada acadêmica muito especial, que combina conhecimentos da psicologia e da pedagogia para promover o desenvolvimento integral do aluno. Esse é um curso cuja formação integra teoria e prática, e que resulta em profissionais capacitados para atuar em diversas frentes!